domingo, 28 de abril de 2013

Potências e raízes quadradas

Olá, pessoal!

Em nossas últimas aulas, estudamos sobre uma das importantes operações matemáticas: a potenciação. Hoje aprenderemos um pouco mais sobre esse tema e, além disso, vamos iniciar o estudo de outra operação, a radiciação.

Como funciona a radiciação? Quando realizamos a atividade com calculadora em nossa última aula, muitos de vocês se depararam com uma tecla que possui o seguinte símbolo:
Mas afinal, para que serve essa tecla? Essa tecla serve para calcularmos a raiz quadrada de um número natural. Mas, o que é a raiz quadrada?



Primeiramente, vamos assistir a um trecho do filme "A corrente do bem".







Questões para refletir:

  1. O que você pensa sobre a ideia do menino Trevor?
  2. Quais valores estão faltando na vida das pessoas?
  3. Você percebe alguma relação entre a ideia de Trevor com o conteúdo que estamos estudando atualmente? Qual?


Retomando conceitos importantes


Vamos dar uma revisada no que já aprendemos sobre potenciação, retomando alguns conceitos importantes. Para isso, assistam os vídeos a seguir:





 
Pr@tic@ndo

Agora, vamos colocar em prática o que já aprendemos? Então, joguem os jogos sugeridos a seguir (cliquem sobre as frases).


Jogo da Velha sobre potenciação


Jogo sobre Potenciação


Raiz Quadrada


Após realizarem as atividades acima, vamos assistir os próximos vídeos e aprender sobre o que é a radiciação.









Pr@tic@ndo

Depois de vocês assistirem os vídeos, realizem as atividades sugeridas abaixo:



Avaliação sobre Potenciação e Raiz Quadrada



Para realizar a avaliação, clique aqui.






Bom trabalho!

8 comentários:

  1. Olá tá lindo RAFAEL,parabéns.Sempre dou uma passadinha nos blogs e como coordenadora estou sugerindo aos meus professores de matenática.Posso?
    Abração fraterno
    Ivanete

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ivanete! Obrigado mais uma vez por tua visita! É claro que deves sugerir para os teus professores. O blog é para isso também, formar os professores.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. A minha alegria é saber que em meio ao caos que vivemos, ainda conseguimos encontrar pessoas que querem ajudar as outras. Ótimo blog. Estou utilizando para minha filha.abraços.

    ResponderExcluir
  4. PARABÉNS, RAFAEL PELO BLOG!
    FUI SUA COLEGA NA ASBEM, EM 2010 ... TAMBÉM, SOU PROFESSORA DE MATEMÁTICA E PASSEI AQUI PARA BUSCAR MAIS IDEIAS SOBRE POTENCIAÇÃO E RAIZ.
    OBRIGADA PELAS DICAS, ADOREI!!!
    UM GRANDE ABRAÇO E CONTINUE SENDO ESTE PROFESSOR REFLEXIVO E COM SUCESSO!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Muito obrigado pela visita em meu blog! Lembro-me de ti!
      Um abraço!

      Excluir
  5. Esse projeto esta bom mas só falta de uma coisinha são as atividades

    ResponderExcluir
  6. A minha alegria é saber em meio ao caos que vivemos ,ainda conseguimos encontrar pessoas que querem ajudar aos outros .Otimo blog . Estou utilizando para os meus estudos.abraços

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde,gostei muito do seu projeto parabens pela arte de aprender você é exemplar Obrigado sou muito grata parabens

    ResponderExcluir