terça-feira, 5 de abril de 2011

Jogos Educativos de Matemática

Olá, pessoal!

Hoje, vamos conhecer alguns jogos de raciocínio e de lógica e, ao mesmo tempo, este será o momento de lançarmos mão do que estudamos até agora em nossas aulas para resolver os desafios propostos pelos jogos. Para aprender Matemática, precisamos estar dispostos a pensar para encontrarmos estratégias que resolvam o problema que nos desafia.


1) NÚMEROS ROMANOS

Para começar, vamos jogar um jogo referente aos Números Romanos. Clique aqui para abrir o jogo. Leia com atenção as instruções antes de como jogar.

Após jogar, vocês devem ter notado que o jogo pede para escolher um número entre 1 e 1000. Por que o jogo não permitiu que o jogador escolhesse um número entre 0 e 1000? 

Em seguida, solicito que leiam o texto "A ausência do zero no Sistema de Numeração Romano". Clique aqui para acessar este material.

Finalmente, copie e responda, em seu caderno, a seguinte pergunta: Por que não existe o número zero no Sistema de Numeração Romano?


2) PROBLEMA DE LÓGICA


Agora, vamos jogar esse jogo. Para tanto, clique aqui e descubra qual é a cor da casa em que mora o espanhol.









3) CALCULADORA QUEBRADA

Nesse momento, vamos ajudar Eric a encontrar os números que lhe foram pedidos com uma calculadora cujas algumas teclas estão quebradas. Clique aqui e jogue no "Level 1". Leia as instruções com calma antes de jogar.
Depois de finalizado o jogo, proponha outros números diferentes dos que foram apresentados para Eric encontrar no jogo. Escreva, em seu caderno, pelo menos 5 números.


4) ENCONTRANDO NÚMEROS


Para finalizar, sugiro jogarmos este jogo. Depois de terminado o jogo, copie e resolva, em seu caderno, o seguinte problema: utilizando os algarismos 3, 4 e 5, as quatro operações matemáticas e os parênteses, forme o número 3. 






5) COMENTANDO NO BLOG

Pessoal! Após terem terminado as atividades acima, eu gostaria que vocês comentassem sobre os jogos que foram trabalhados na aula de hoje. Abaixo, seguem algumas questões orientadoras para vocês elaborarem seus comentários:
  • O que acharam dos jogos?
  • Qual dos jogos gostaram mais? Por quê?
  • Qual dos jogos acharam mais fácil ou difícil? Por quê?

Comentem, também, os comentários de seus colegas!

Bom trabalho!

Professor Rafael